Trecho do livro “Marketing de Rede – O Guia definitivo do MLM”. Will Marks. Makron Ltda. 1996 – Obra com edição esgotada
“Durante uma conversa com o Dr. Charles King, professor de marketing da University of Illinois, em Chicago, e um proponente do conceito de MLM, discutíamos sobre o porque de a opção pelo MLM não ser mais rigorosamente avaliada pelo público jovem que está iniciando uma carreira.
Este artigo é uma resposta à pergunta: ‘o MLM é uma opção de carreira viável para os jovens?
Tomando decisões informadas
Há várias carreiras com seus caminhos abertos, não importando a experiência das pessoas. Naturalmente, quanto mais educada ela for e quanto mais sorte tiver por ter escolhido um curso que esteja relacionado a um setor saudável da economia, seu futuro parecerá mais brilhante.
Além disso, ainda há uma opção aberta praticamente a todo homem e toda mulher. Uma opção que, comprovadamente, funciona para aqueles que trabalhem nela e que não tenham desculpas para sua habilidade em ser bem-sucedido. Essa opção é o MLM ou marketing de rede.
As pessoas que optam por se envolver com uma companhia LEGÍTIMA de MLM (grifo do blog), que tenham o apoio de uma upline profissional em seus esforços para construir uma organização grande, e que apliquem esforços consistentes para realizar seus objetivos, dia após dia terão sucesso.
O grau com que elas realizam seus objetivos pessoais está diretamente ligado à consistência de seus esforços e ao período de tempo durante o qual elas aplicam esses esforços.
Por que o MLM?
Uma pessoa jovem pode envolver-se verdadeiramente numa carreira de marketing de rede e atingir seus objetivos?
Pode apostar que sim. Ela pode até fazer isso enquanto constrói uma carreira mais tradicional, para a qual se prepare frequentando o colégio e a faculdade.
A razão pela qual a maioria das pessoas escolhe uma carreira de MLM é o poder de atingir um nível de liberdade financeira mais rápido do que com qualquer outra atividade.
Conheço um jovem que trabalhou como redator em algumas das agências de propaganda e editoras mais conhecidas. Depois, há pouco mais de dois anos, ele resolveu que a liberdade financeira que a carreira escolhida oferecia não era suficiente e acabou envolvendo-se ativamente na construção de uma organização de MLM.
Hoje ele tem uma organização com mais de dez mil distribuidores. Trabalho duro? Pode apostar que sim!
Mas essa não é a questão. Ele já trabalhava duro. Ele simplesmente fez a si mesmo a pergunta sobre a qual Dr. King e eu discutíamos: ‘Os jovens têm alguma coisa a ganhar com o MLM, que qualificaria o MLM como uma opção séria de carreira a ser analisada?’
O que você quer?
Se você está querendo saber se o marketing de rede é uma opção de carreira séria, faça a si mesmo estas duas perguntas:
– O que eu quero?
– Estou convencido de que minha carreira atual vai me dar isso?
Se a resposta é que precisa de uma opção de carreira que dê um retorno proporcional ao seu esforço, então, provavelmente, você deveria estar explorando oportunidades legítimas de MLM.
Não há dúvidas de que o MLM pode funcionar para você. A recente publicidade mundial em torno do sucesso da Amway e da Nuskin em Hong Kong e seus planos para entrar na China(* livro escrito em 1996), é uma pequena peça do mosaico de provas de que o MLM é uma potência econômica que está juntando forças para um crescimento espetacular no próximo milênio; uma potência econômica que oferece aos jovens com ambição e princípios a chance de atingir o sucesso dentro de seus próprios prazos.
Eu encontrei muitos jovens assim.
De arquiteta de 24 anos à estudante de direito de 19 anos. Do advogado ao designer; do veterinário à bancária. Todos respondem à pergunta bem melhor que o Dr. King ou eu poderíamos responder – eles respondem com ação baseada numa análise de suas habilidades para ganhar recompensas que as oportunidades legítimas do MLM reservam para todos nós.”
Comentários do Blog
Não há dúvidas de que o MLM é uma das atividades mais adaptadas à realidade atual, especialmente quando os jovens são o assunto. Redes sociais e a forma como se comunicam hoje, a velocidade com que esperam resultados e podem consegui-los, o tipo de atividade em si – que exige um grande convívio social, dentre diversos outros motivos, fazem da dupla juventude-MLM uma combinação potencialmente fantástica.
Mas nem tudo são flores. Os maiores desafios estão, definitivamente, na área da educação. Não atribuímos ao termo “educação” a responsabilidade da escola. Aliás, nem perto disso. Quando nos referimos a educação, nos referimos à educação para o sucesso, à educação para os negócios e à educação para a vida. É evidente que assuntos como desenvolvimento pessoal, ética, relacionamento interpessoal, educação financeira e inteligência emocional são alguns dos mais sensíveis e relvantes. Como a maioria dos jovens (e da maioria das pessoas) não tem contato com esses assuntos em qualquer momento da vida, a dificuldade de mudança de atitude e comportamento faz com que não se desenvolvam. Por esse motivo escolhemos atuar nessa área. Acreditamos nos jovens e em seu potencial – só precisam do direcionamento correto.
Leia mais em Benefícios pessoais em construir um negócio no Marketing Multinível
Obtenha este livro através da Amazon.com