Nunca se falou tanto sobre educação financeira ou, pelo menos, não nos lembramos desse tema ser tão divulgado, discutido e ensinado. Embora baste uma busca simples no Google para constatar que existem milhares de livros, sites e consultores financeiros ávidos por nossa atenção, permanecemos completamente alheios à essas informações. Continuamos com os nossos antigos paradigmas sem nos ocuparmos do assunto mais importante da nossa vida: dinheiro.
Neste instante podemos imaginar muitas caretas e olhares de reprovação. Aquela crítica apoiada no conhecimento e costumes que até agora dominaram a maioria das pessoas: “dinheiro não é tudo, saúde é mais importante”. Sabe de uma coisa? Concordamos totalmente com você. Saúde é mais importante. Contudo, sem dinheiro você provavelmente não vai conseguir cuidar bem da sua saúde fazendo consultas médicas regulares e exames preventivos. Já experimentou entrar na fila dos hospitais públicos?
Dinheiro não é importante, porém você precisa dele para comer, vestir e até para ir ao trabalho você gasta dinheiro. Então, como o dinheiro pode não ser importante?
Nesse Best-Seller, o autor Robert Kiyosaki começa a nossa alfabetização financeira. Com uma linguagem simples e divertida, é o livro ideal para quem deseja mudar seu futuro financeiro e está em busca das primeiras informações. Segue um pequeno trecho do que você lerá:
“Em 1997 sei de muitas pessoas que estão se tornando milionários instantâneos. É a volta dos Loucos Anos 1920. E embora fique feliz de ver que pessoas se tornam cada vez mais ricas, só posso advertir que, a longo prazo, não importa tanto o quanto você ganhou mas o quanto você conservou e por quantas gerações isso é conservado.
Partindo deste princípio, quando as pessoas perguntam ‘Como o senhor começou?’ ou ‘Diga-me como ficar rico rapidamente’, elas frequentemente ficam muito desapontadas com minha resposta. Eu simplesmente lhes digo o que meu pai rico me falou quando eu era um moleque: ‘Se você quiser ficar rico, você precisa de uma alfabetização financeira.’
A ideia era martelada na minha cabeça toda vez que nos encontrávamos. Como já disse, meu pai instruído destacava a importância da leitura de livros, enquanto meu pai rico destacava a necessidade de dominar os conhecimentos das finanças.
Se você quer construir um Empire State Building, a primeira coisa a fazer é cavar profundamente o terreno e construir sólidos alicerces. Se você vai construir uma casa no subúrbio tudo o que tem a fazer é assentá-la numa laje de concreto de 15 cm. A maioria das pessoas, em sua ânsia de enriquecer, tenta construir um Empire State Building sobre uma laje de 15 cm.
Nosso sistema escolar, por ter sido criado na época agrária, ainda acredita em casas sem alicerces. Chão de terra batida ainda está na moda. Assim, a garotada sai da escola sem qualquer fundamento financeiro. Um dia, insones e endividados no subúrbio, vivendo o sonho americano, elas decidem que a resposta para seus problemas financeiros está em achar um meio de enriquecer rapidamente.
Começam a construção do arranha-céu. Sobe rapidamente e, logo, em lugar de um Empire State Building, temos a Torre Inclinada dos Subúrbios. De volta às noites insones.”
Compre este livro na Amazon – clique na imagem abaixo ou acesse: http://amzn.to/2wcf5Eq
2 thoughts on “Pai Rico Pai Pobre”